quarta-feira, 30 de junho de 2010

Tachões, Lombadas e Quebra-molas.



Tachões, Lombadas e Quebra-molas.

Já estamos cansados de ouvir e presenciar acidente no cruzamento da rua Heinrich Hosang com a rua Max Hering, no Bairro Victor Konder, a criação de uma rotatória seria a solução ou ainda sentido único de circulação para evitar o cruzamento de veículos, alem de o condutor ter pouca visibilidade pra ficar mais perigoso colocaram tachões para com a função de redutor de velocidade, um absurdo do ponto de vista da segurança viária, por isso estou esclarecendo neste artigo o erro e fornecendo uma solução para esta situação.
O Código de Trânsito Brasileiro, proíbe a utilização deste tipo de obstáculo como mecanismo de redução de velocidade, conforme determina o parágrafo único do art. 94: “. É proibida a utilização das ondulações transversais e de sonorizadores como redutores de velocidade, salvo em casos especiais definidos pelo órgão ou entidade competente, nos padrões e critérios estabelecidos pelo CONTRAN.” Sendo utilizado em casos especiais que não foi o caso deste cruzamento. Assim sendo no mês passado o CONTRAN publicou a resolução nº. 336, de 24 de novembro de 2009 com a seguinte redação:
Altera a Resolução nº. 39, de 21 de maio de 1998, do Conselho Nacional de Trânsito - CONTRAN, para proibir a utilização de tachas e tachões, aplicados transversalmente à via pública, como sonorizadores ou dispositivos redutores de velocidade.
Os arts. 2º e 6º da Resolução nº. 39, de 21 de maio de 1998, do Conselho Nacional de Trânsito - CONTRAN passam a vigorar com as seguintes redações:
'Art. 2º...
Parágrafo único. É proibida a utilização de tachas e tachões, aplicados transversalmente à via pública, como redutor de velocidade ou ondulação transversal. '
'Art.6º...
Parágrafo único. É proibida a utilização de tachas e tachões, aplicados transversalmente à via pública, como sonorizadores.'
Assim ficamos no aguardo do órgão com responsabilidade sobre esta via que tome as providências cabíveis. Lembrando que, a segurança do trânsito esta em nossas mãos, não podemos aceitar idéias só porque ficou bonito, mas sim se é segura e trás beneficio a um trânsito seguro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário